Açúcar Vicia? Entenda Agora!

Quem não se rende a um pedacinho de doce depois do almoço ou naquele dia em que precisamos melhorar o seu humor? O açúcar, por mais que muitas pessoas afirmem não fazer questão de consumir alimentos doces, é um dos ingredientes favoritos do nosso organismo e, por esse motivo, ficamos tão tentados em saborea-lo regularmente.

emagrecer

Por ser procurado por muitas pessoas que não dispensam um docinho, o açúcar tem frequentemente sido apontado como um componente viciante para o nosso organismo. Alguns especialistas da área da saúde têm comparado o açúcar até mesmo com drogas sintéticas altamente viciantes, afirmando que o efeito que ele tem no nosso cérebro é o mesmo.

Se você ficou curioso para saber se o açúcar é realmente um ingrediente não viciante assim, continue lendo esse artigo. Aqui vamos contar tudo sobre o papel desse alimento na nossa saúde — e nosso cérebro!

Mal do século

Se você está atento aos noticiários relacionados com a área da saúde, provavelmente já ouviu falar sobre os perigos que o consumo excessivo de açúcar podem oferecer para o organismo humano. O açúcar é apontado por muitos especialistas da área da alimentação e nutrição como o mal do século, sendo considerado um ingrediente muito mais prejudicial para o nosso bem-estar do que o sódio e até mesmo a gordura saturada.

Muitos médicos e nutricionistas acreditam que a grande parte dos problemas crônicos de saúde (como a obesidade, a diabetes e a hipertensão) têm como causa principal o consumo de sódio no dia a dia. Por esse motivo eles incentivam o controle da ingestão de produtos e alimentos que são considerados ricos nesse ingrediente.

Como o consumo atua no nosso cérebro

Sabemos, portanto, que o consumo de açúcar excessivo é extremamente prejudicial para a nossa saúde, porém por que desejamos tanto comer alimentos doces e ricos nesse ingrediente? A resposta pode estar no efeito que o consumo de açúcar tem no nosso cérebro. Podemos dizer que somos fascinados pelo açúcar por dois motivos:

Alimento altamente calórico

O nosso organismo age totalmente controlado por nossos instintos selvagens. Isto significa que muitas das nossas decisões — se não praticamente todas elas — são realizadas tomando como base a nossa necessidade de nos manter vivos. Um dos combustíveis para o nosso corpo se manter vivo é o consumo de calorias e é por esse motivo que frequentemente nos sentimos mais atraídos por alimentos preparados com mais ingredientes ou mais gordura, do que os vegetais e frutas que nossos médicos tanto desejam que componham nossos pratos.

O açúcar entra, portanto, nessa lista de alimentos que, instintivamente, gostamos de comer, visto que é um composto rico em calorias para o nosso organismo se manter vivo.

Efeito na produção de serotonina

O outro motivo pelo qual gostamos tanto de açúcar — e talvez o especial motivo pelo qual afirmamos que esse ingrediente é viciante — é o efeito que o consumo de açúcar tem no nosso cérebro. Não se sabe por qual motivo isso realmente acontece, porém a ingestão de açúcar é relacionada a uma alta produção imediata de serotonina, o famoso hormônio do prazer. Quanto mais açúcar ingerimos, maior é a nossa sensação de bem-estar e de prazer, visto que nosso cérebro está produzindo uma grande quantidade de serotonina.

Quando esse efeito passa, o natural é que seu cérebro peça por mais — assim como ele faz com as drogas — para que possa continuar produzindo esse hormônio para o corpo. O problema é que, além da serotonina, o açúcar também aumenta a produção de estoques de gordura no nosso organismo, visto que a ingestão de calorias também é elevada em alimentos ricos nesse ingrediente.

Alimentos que são ricos em açúcar

Depois de entender os efeitos viciantes do açúcar, você deve se atentar ao consumo excessivo desse ingrediente. Evitar os chocolates e os doces parece ser uma tarefa fácil, porém você sabia que alguns alimentos que fazem parte da nossa dieta são ricos em açúcar e, muitas vezes, nós nem imaginamos? Confira logo abaixo alguns desses produtos que você deve ficar atento e controlar o consumo na sua dieta:

– Sucos de caixinha;

– Cereais matinais;

– Barrinhas de cereal;

– Molhos industrializados;

– Biscoitos industrializados;

– Refrigerantes, chás gelados e outras bebidas não naturais;

– Iogurtes industrializados;

– Pães industrializados;

– Ketchup, mostarda e outros condimentos prontos;

– Gelatinas.

Controlando o consumo

 

E você, já conhecia o efeito viciante do açúcar? Por acaso já vivenciou essa sensação de “dependência” por esse produto? Conte para a gente no espaço de comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars ( 1 Votos )
Loading...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *