Dieta da Proteína

A dieta da proteína na prática, consiste em elevar o consumo de proteínas e diminuir o de carboidratos, pois assim a sensação de saciedade dura mais, devido à lenta absorção deste tipo de alimentos pelo organismo. Outras informações também são importantes quando tratamos dessa dieta, como: vantagens, desvantagens e como fazer a dieta corretamente. Segue abaixo tudo o que você precisa saber sobre ela.

emagrecer

Como Funciona?

Como a didática desta dieta baseia-se basicamente em retirar alguns alimentos da dieta para que haja uma mudança no processo de emagrecimento do organismo, não é recomendado mantê-la por muito tempo, sendo recomendado no máximo duas semanas. Após esse período, a quantia de carboidratos deve ser aumentada, mas não em demasia. Com este aumento, o seu corpo vai se adaptando e demonstrando qual é a quantidade correta de carboidratos a ser ingerida, sem que haja aumento de peso.

Porém, não são todos os tipos de proteína que são recomendados, e sim as proteínas magras, como: peixes, aves, queijos brancos, ovos e leguminosas.

Vantagens

Devido à dose elevada de alimentos proteicos, a gordura do organismo passa a ser usada para a produção de energia, auxiliando no emagrecimento. Além disso, como as proteínas ajudam no crescimento e construção muscular, o corpo não ficará somente esbelto, mas definido também.

Com a diminuição de consumo de carboidratos conseguimos também a diminuição de insulina no sangue, o que evita o acúmulo de gordura nos quadris e na cintura. Fazendo a dieta corretamente e sem exageros, é possível perder 2 Kgs em uma semana.

Como os carboidratos não são totalmente retirados da dieta diária, problemas que surgem em outros tipos de regimes que retiram totalmente este nutriente da alimentação não acontecem. É extremamente perigoso deixar de ingeri-los, pois isto pode causar fraqueza, desânimo e afetar a nossa rotina diária.

Desvantagens

As proteínas são elementos essenciais para a nossa dieta diária. Porém, quando consumida excessivamente ela pode causar sérios danos ao nosso organismo, incluindo danos nas funções hepáticas e renais devido à grande produção de uréia. Além disso, se você pratica exercícios diariamente, deve evitá-los ou pelo menos repensar a quantidade e a freqüência deles, pois com a realização desta dieta, não é produzida a quantidade suficiente de energias para a realização destas atividades.

Como fazer?

Como já foi citado anteriormente, não é recomendado estender muito a duração da dieta para que não ocorram complicações futuras. Existem várias recomendações de alimentos permitidos e proibidos durante a realização da dieta. Segue abaixo a lista com alguns deles:

Alimentos permitidos

Abobrinha verde; Acelga; Agrião; Água com gás; Alface; Aspargos; Atum; Aves; Azeite; Azeitona com tempero; Bacalhau; Bacon; Berinjela; Brócolis; Camarão; Caranguejo; Carnes; Caviar; Cebola; Cenoura; Chicória; Chuchu; Cogumelo; Couve; Couve-flor; Espinafre; Frango; Jiló; Lagosta; Limão; Lingüiça; Manteiga; Margarina; Mexilhões; Nabo; Omelete; Ostra; Ovos; Peixe; Pepino; Pimenta; Pimentão; Presunto; Queijos industrializados; Quiabo; Rabanete; Repolho; Sal; Salada verde; Salaminho; Salsa; Sashimi; Sopa de legumes; Sukiaki sem macarrão; Tomate; Vagem; Chá; Chá-Mate; Chá de Ervas com adoçante; Refrigerantes Light (em poucas quantidades); Café amargo ou com adoçante; Água Tônica Diet.

Alimentos Proibidos

Abóbora; Açúcar; Adoçantes com Frutose ou Lactose; Almôndegas; Amendoim; Amidos; Arroz; Balas; Balas diet; Banana; Batata; Beterraba; Biscoito; Bolachas; Bolos; Caju; Cará; Carboidratos; Catchup; Catupiry; Cereais; Chicletes; Doces; Ervilhas; Farinha; Feijão; Figos; Frutas; Frutas Secas; Geléia; Leite; Macarrão; Mandioca; Massas em Geral; Mel; Milho; Mortadela; Panquecas; Pão; Passas; Petiscos; Pomarola; Pomodoro; Queijo Fresco e Mineiro; Salsicha; Soja; Sorvetes; Suco de Frutas; Tâmaras; Trigo; Yogurt; grão-de-bico; lentilha; uva; figo; ameixa; caqui; castanha; coco; jaca; marmelo; nêspera; tâmara; amêndoa; tamarindo; Leite; Iogurte; Whisky; Achocolatados; Refrigerantes; Vinho; Água de Coco; Água Tônica; Sucos em Caixinha e Caseiros de qualquer sabor.

É extremamente importante entender que fazendo qualquer tipo de dieta, podemos causar danos ao nosso corpo. Então, o recomendado é consultar um nutricionista, verificar se não há nenhum tipo de problema que te impeça de realizar esta prática, além de tirar dúvidas a respeito da quantidade de cada alimento que deve ser ingerida para que os nutrientes diários necessários sejam absorvidos. Além disso, após o término da dieta da proteína, não adianta nada continuar com os velhos costumes alimentares, pois se queremos ter um corpo saudável, devemos ter hábitos saudáveis.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *