Benefícios da bicicleta para saúde

Os benefícios da bicicleta para saúde começam na melhora do sistema cardiovascular, regulação de taxas de colesterol e triacilglicerol no sangue, até o aumento do gasto energético total (GET) e consequentemente o emagrecimento tão desejado por todos.

Andar de bicicleta é um exercício de fácil aplicação, pois pode ser realizado em um horário do nosso dia-a-dia, ou até mesmo como substituto de ônibus, carro e etc. Você pode usar para sua bike para ir a locais de rotina como faculdade, bancos, trabalho e até mesmo à academia.

Uma pedalada em uma velocidade média de 12 km continuamente queima cerca de 150kcal por hora. Na bicicleta ergométrica esse gasto é mais acentuado.

emagrecer

Vale lembrar que não adianta aumentar a quantidade de exercícios aeróbicos se você continuar seguindo uma alimentação rica em ácidos graxos trans e saturados, assim como carboidratos de alto índice glicémico. A importância de uma dieta balanceada receitada por um nutricionista é muito importante. Seguir uma dieta faz toda diferença nos resultados, tanto no funcionamento do organismo, como na aparência física.

Benefícios da bicicleta para saúde:

– Reduz taxas de colesterol e triacilglicerol do sangue, pois aumenta a captação destes para a formação de energia (ATP).

– Diminui a reserva energética, consequentemente o tecido adiposo e com isso o emagrecimento se torna viável dentro do organismo.

– Melhora a resistência para prática das atividades diárias, principalmente dos idosos. Vale lembrar que estes devem começar com baixa intensidade e ir aumentando de forma regular.

– Melhora a respiração e aporte de oxigênio no organismo.

– Ajuda no condicionamento físico de atletas, ou até mesmo sedentários que desejam ter uma melhora qualidade de vida.

– Serve de aquecimento para diversas modalidades esportivas, atuando na prevenção de lesões e melhorando a disponibilidade energética.

Para que todos esses benefícios sejam válidos, é importante manter uma atividade aeróbica com bicicleta rotineira, assim como uma alimentação saudável de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa e objetivos no esporte praticado.

Deixe o seu comentário!