Creatina

A creatina é um suplemento nutritivo composto por 3 aminoácidos: a glicina, a arginina e a metionina, uma mistura produzida pelo organismo, que tem como objetivo fornecer energia essencial à formação de musculatura. A Creatina é desenvolvida no fígado e carregada pelo sangue até atingir as células dos músculos, onde se transforma em fosfato de creatina.

emagrecer

Neste local, o suplemento é armazenado para ser queimado durante a atividade física. Cada um desses aminoácidos pode ser encontrado naturalmente em alimentos de origem animal como carnes vermelhas e peixes.

Por que deve ser consumida em forma de suplemento?

Nenhum dos alimentos possui a carga necessária de creatina para se realizar o processo de fortalecimento muscular. Por exemplo, 1 quilo de carne vermelha proporciona apenas 4 gramas da substância, por isso que, para se aproveitar os benefícios da creatina, deve-se recorrer à suplementação.

Efeitos colaterais

Se utilizada durante muito tempo, a creatina pode gerar problemas no fígado e nos rins, órgãos que metabolizam a substância e a eliminam do organismo. O uso prolongado ou o consumo desnecessário da creatina pode sobrecarregar esses órgãos, resultando em insuficiência hepática e renal.

Como consumir

A recomendação dos especialistas é uma dosagem inicial de 20 ou 30 gramas diárias, nos nove primeiros dias, o que configura um acréscimo de 25% do teor de creatina no organismo. Posteriormente, a indicação diminui para 2 a 3 gramas por dia, num período de dois a três meses.

É importante que o suplemento alimentar seja utilizado sob acompanhamento médico.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *