Óleo de Cártamo Emagrece?

O óleo de cártamo emagrece mesmo pois é extraído das sementes do Cártamo (Carthamustinctorius L.) uma oleaginosa da família Asteraceae, mesma família do girassol, uma planta muito resistente a climas secos, altas temperatura e ventos fortes. É também conhecida como açafrão-bastardo ou açafrão-dos-pobres.

emagrecer

A utilização desta planta varia desde a produção de suplemento protéico na alimentação animal, passando pela retirada de corantes para uso culinário ou para tingir tecidos finos até para o uso medicinal.

A ação terapêutica do óleo de cártamo envolve a queima de gordura, o enrijecimento muscular e a redução do colesterol ruim (LDL). Este óleo faz com que o organismo queime a gordura acumulada, sendo considerado um termogênico, pois seu mecanismo de ação inibe uma enzima chamada Lipase Lipoprotéica (LPL), responsável por transferir a gordura da corrente sanguínea para o interior das células adiposas, resultando num aumento do tecido adiposo do corpo.

Com o uso do óleo de cártamo, a LPL terá sua ação bloqueada, obrigando o organismo a utilizar a gordura estocada como fonte de energia para a atividade muscular.

Vale ressaltar que as sementes da planta são ricas em ômega 9 (ácido oléico), um ácido graxo  que também está presente no azeite de oliva. Seus benefícios estão diretamente ligados à redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e também estimulam a produção de uma substância que envia sinais de saciedade ao cérebro, a oleilletanolamina, auxiliando na redução do apetite. Outro ácido graxo encontrado é o ômega 6 (ácido linoléico) conhecido como um potente auxiliar na tonificação da musculatura.

Dicas importantes

Contudo, para que o óleo de cártamo seja considerado um produto auxiliar eficiente na redução de peso é preciso aliar seu consumo com hábitos de vida saudáveis, que envolvem uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas. Portanto, para utilizá-lo de forma adequada, procure profissionais da saúde

E atenção! Gestantes, lactentes, diabéticos e crianças não devem tomar o óleo de Cártamo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *