Dieta Dukan

A Dieta Dukan é mais do que uma simples dieta, é na verdade um programa de reeducação alimentar, através das proteínas e de um programa de acompanhamento com 4 fases irá fazer sua reeducação alimentar, desta forma quando terminar de fazer sua dieta além de ter perdido peso ainda estará se alimentando melhor!

Para reduzir o peso o melhor a ser feito é realmente uma boa dieta, como por exemplo a Dieta Dukan, que é uma dieta baseada no poder das proteínas. A maior parte das dietas acaba fracassando justamente por serem focadas em calorias, o que lava as pessoas a cortarem calorias durante a dieta e posteriormente retomar sua alimentação costumeira (justamente o que as fará engordar novamente).

Quem Criou?

Esta dieta foi criada por Dr. Pierre Dukan, francês que a mais de 30 anos se dedica à nutrição e reeducação alimentar, um verdadeiro especialista quando o assunto é nutrição! Ao longo de sua carreira já escreveu 19 livros, um dos quais inclusive é um Best-seller “Eu não consigo emagrecer” (originalmente: “Je ne pás maigrir”).

Este Best-seller do Dr. Dukan é inclusive fruto de seus 30 anos de experiência e serve como uma ótima referência para sua dieta dukan!

Dr. Pierre Dukan já conhecido em seu país, se tornou mundialmente famoso devido ao lançamento desta dieta, que vem dia a dia mostrando todo seu potencial através de ótimos resultados mesmo em pessoas que encontram muita dificuldade para emagrecer e que já tentaram infrutiferamente as mais variadas dietas.

Como Fazer?

Agora que já sabe que a dieta dukan é uma dieta eficiente por se tratar de um programa de reeducação alimentar, que foi criada por um especialista francês com mais de 30 anos de experiência, 19 livros escritos e um Best-seller já deve estar ciente de é uma dieta realmente eficiente e querendo saber como a fazer.

Como dito anteriormente a dieta dukan é composta de 4 fases, que vai da fase mais radical para a mais liberal da dieta, ou seja vai se tornando cada vez mais fácil de fazer! Veja a seguir as 4 fases da dieta dukan.

Fase 1 (proteínas puras)

Nesta fase (a mais radical da dieta dukan) deverá se alimentar unicamente de alimentos ricos em proteínas, onde os alimentos permitidos são:

  • Vitela, carne vermelha, carne de aves sem pele (não comer patos e gansos), fiambre light, ovos, tofu, presunto, peixes e mariscos, laticínios magros.
  • Beba 1,5 litros de líquidos ao dia (água, café e chá)

Fase 2 (Alternar proteínas e alimentos liberados na dieta)

Nesta fase ainda poderá comer todos os alimentos da fase 1 da dieta dukan, porém já deve acrescentar alguns outros alimentos, que são:

  • Legumes, tomate, pepino, rabanete, espinafre, aipo, erva-doce, alface, acelga, beringela e pimentão.
  • Na fase 2 há alguns alimentos que ainda são proibidos, que são: batatas, arroz, milho e abacate.

Fase 3 (transição e alimentos permitidos)

Nesta fase já estará reabilitando seu corpo para refeições mais ricas em nutrientes como carboidratos, mesmo sendo uma fase mais liberal é importante manter a dieta exatamente como deve ser feita para não por a perder tudo o que já conquistou! Poderá comer:

  • Carnes brancas, ovos, peixes e mariscos, laticínios magros, legumes cozidos e crus, 1 fruta ao dia (evite bananas, uvas e cerejas), pão integral (2 fatias ao dia) e 2 refeições completas por semana (massas, arroz, batatas, etc).

Fase 4 (estabilização)

  • Esta é a fase final da dieta dukan, nela deverá apenas uma vez por semana se alimentar unicamente de alimentos proteicos (os da fase 1).

Embora seja uma dieta simples de seguir é importante que a faça com acompanhamento de um médico ou nutricionista pois se trata de uma dieta bastante restritiva de alguns nutrientes importantes para a saúde.

Deixe um comentário